Branding Projeto Amazônia Legal Urbana – Estudos sobre Mudanças Climáticas na Amazônia Legal Urbana
O desafio
Propor um branding que, diferentemente de todas as representações imagéticas que conhecemos sobre a Amazônia, trouxesse menos verde e mais “povos da Amazônia”. Estava bem claro no briefing que o protagonismo da Amazônia Legal Urbana seria dos povos que ali habitam.
A solução
Para falar dos povos que habitam as cidades da Amazônia Legal Urbana foi preciso estudar e conhecer melhor suas peculiaridades, entendendo por exemplo que naquela região não há apenas a presença de culturas indígenas mas sobretudo de quilombolas. Juntos com aldeias haviam quilombos e no mapa mental é forte a presença de elementos terrosos, presentes na cores da pele, na terra mãe, nos rios barrosos.
Para representar as pessoas: círculos de tamanhos diversos, pois são pessoas diversas de cidades diversas, mas com a mesma cor pois integram juntas um mesmo sistema: o sistema das cidades da Amazônia. Cor terrosa para referenciar as terras indígenas, quilombolas e demais habitantes do espaço. Forma Espacial da Amazônia Legal.
Em menor peso estão a cor roxa representa o açaí, presente em todas as cidades do sistema, e o verde escuro para as florestas.